Tudo o que foi publicado na categoria ‘pesquisa’

POST

Enfim, doutor

Dia 19 de agosto, finalmente, ocorreu minha defesa de tese de doutorado. O rito de passagem após um processo de longos e solitários 4 anos e ½. As críticas da banca foram muito apropriadas e construtivas. Apontaram pontos fracos da tese, que eram justamente os que eu considerava os mais frágeis do trabalho. Mas foram […]

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Leia este post

ARTIGO

Design de interação e computação pervasiva: um estudo sobre mecanismos atencionais e sistemas de informação ambiente

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Design. Investiga os diferentes mecanismos atencionais envolvidos na utilização de sistemas de informação ambiente. Para tanto, conceitua e delimita a “computação pervasiva” – a partir da qual componentes computadorizados passam a compor o ambiente e os objetos do cotidiano –, e discute as conseqüências do uso desta tecnologia, no que se refere aos impactos sociais, implicações ambientais, questões de segurança e privacidade, destacando o papel do design nessa problemática. Apresenta a evolução do design de interação, explicitando sua relação com o projeto de mídias interativas. Propõe ampliar o campo de atuação do design de interação, considerando que a tela do computador deixou de ser a principal interface com o ambiente digital, e que o projeto da interação no contexto da computação pervasiva exige uma abordagem sistêmica. Apresenta o conceito de tecnologia sem estresse (calm technology), de Weiser e Brown (1996), e aprofunda a discussão iniciada por estes autores sobre a necessidade de se projetar sistemas de informação que atuem na periferia de nossa atenção, com base nos estudos da Psicologia Cognitiva sobre mecanismos atencionais. Destaca os sistemas de informação ambiente como aqueles que mais se apropriam da idéia de apresentar informações sem exigir o foco de nossa atenção. Analisa doze sistemas de informação ambiente, investigando o modo como envolvem os mecanismos atencionais. Conclui que a definição original de Weiser e Brown (1996) não é suficiente para descrever a miríade de processos envolvidos com a captação da atenção, e aponta linhas mestras para o design de sistemas de informação ambiente, de maneira a considerar a dinâmica entre os diferentes mecanismos atencionais, o contexto de uso, o grau de engajamento do usuário, a influência da memória e a capacidade de habituação aos sistemas de informação.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Leia este artigo

PALESTRA

Design de interação e computação pervasiva: um estudo sobre mecanismos atencionais e sistemas de informação ambiente

Apresentação feita durante a minha defesa de tese de doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Veja esta palestra

POST

A toolkit for user-centered design process

This Generic Work Process diagram is a very interesting and resourceful toolkit, that covers many phases of the design process. It not only displays the different stages of a user-centered design process, but also describes them; each phase has different tasks/methods, with a description, the purpose of using that particular method, and points out some […]

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Leia este post

POST

Design de interface e cultura

Sobre as relações entre contexto culturais e o preferências no projeto de interfaces de websites.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Leia este post

POST

Dissertação online

Sobre a publicação, na Feira Moderna, de minha dissertação de mestrado.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Leia este post

POST

Formatação sintática-visual de texto

Sobre a pesquisa da empresa Live Ink a respeito da influência da formatação do texto nos processos de leitura e compreensão.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Leia este post

POST

Projeto de extensão

No ano passado, no início do segundo semestre letivo de minha então recente carreira acadêmica, alguns alunos membros da Phocus (empresa júnior de Desenho Industrial) me procuraram pedindo que eu os orientasse no desenvolvimento de um projeto de sinalização para a Pró-reitoria de Graduação da UFES. Muito bem. Aceitei e me meti em mais um […]

quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Leia este post

POST

Ernesto Nazareth, enfim, preservado

Em um país sem memória como o Brasil, é sempre uma dádiva quando ocorrem situações como a descrita na matéria do Jornal O GLOBO (que aliás, deu título a esse post). Graças ao patrocínio e ao trabalho do Instituto Moreira Salles, a obra de Ernesto Nazareth está sendo devidamente preservada; manuscritos e partituras originais estão […]

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

Leia este post

ARTIGO

Redesignando a WWW: o papel do design na democratização da World Wide Web

Discute o papel do design na busca de novos parâmetros para o desenvolvimento da World Wide Web, de maneira a contemplar as diferenças sócio-culturais e os modelos cognitivos dos grupos sociais que vêm sendo marginalizados no processo de construção da sociedade da informação. Para tanto, parte-se do mapeamento da evolução, difusão e implementação da Internet e da WWW nos países centrais e periféricos, destacando-se as contradições que têm acompanhado a proliferação do uso desse veículo; são analisadas as inovações tecnológicas que podem alterar a configuração atual da rede, buscando perceber as implicações sócio-econômicas implícitas nessa reformulação. Em seguida, a partir do diálogo com teóricos do design e áreas afins, discute-se a função social do design no contexto atual da sociedade da informação. Finalmente, a partir da análise do projeto de mecanismos de busca utilizados na World Wide Web, evidencia-se a prevalência de determinados grupos sócio-econômicos no que se refere ao desenvolvimento das tecnologias de informação, em consonância com a lógica de implantação de um modelo único de desenvolvimento vigente no ideário da globalização econômico-financeira deste fim de século, apontando-se então a importância do design na formulação de alternativas de projeto para a WWW, no sentido de viabilizar a participação efetiva de diferentes grupos sociais na sociedade da informação.

sexta-feira, 28 de abril de 2000

Leia este artigo