Meu nome é Mauro Pinheiro. Sou designer, formado pela ESDI/UERJ (1995), doutor em design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio (2011).

Como designer, trabalho principalmente em projetos de interfaces que fazem a mediação do homem com sistemas computacionais – área conhecida como Design de Interação. Na década de 90 desenvolvi projetos educacionais usando a Internet. Também fiz parte da equipe de design da RNP. Fui coordenador das equipes de arquitetura de informação e design de interface do Departamento de Criação da Globo.com. Na Globo.com, minha equipe foi responsável pela implantação de um laboratório de usabilidade, pioneiro no Brasil, onde conduzimos diversos testes, desenvolvendo uma metodologia própria.

Depois de trabalhar por 10 anos no mercado de Internet, migrei para a área acadêmica. Desde 2004 sou professor do quadro permanente do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em 2014 ingressei na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi/Uerj) como professor, encerrando minhas atividades docentes nesta escola em 2017.

Minhas pesquisas acadêmicas tratam dos seguintes assuntos: design de interação, usabilidade, interação homem-computador, ubiquidade computacional, computação pervasiva, design da experiência, design da informação, questões sociais do uso de sistemas computacionais.

Nasci no Rio de Janeiro em 1972, e atualmente resido em Vitória.

Se quiser saber mais sobre meus trabalhos acadêmicos, visite meu currículo Lattes (CNPq).

Mauro Pinheiro