quarta-feira, 25 de julho de 2007

Design de interface e cultura

A versão coreana da homepage do Google, bem distinta do visual limpo e minimalista que conhecemos por aqui e nos EUA, gerou uma série de debates na lista Sigia-L.

Uma das questões que surgiram é a respeito da influência da cultura no projeto de interfaces para websites. A versão coreana do Google é repleta de elementos, no melhor estilo “portal”. Ao que parece, os coreanos valorizam sites com muitas opções de links. É possível relacionar essa preferência com a própria experiência de viver na Coréia? As cidades populosas, prédios repletos de letreiros luminosos…há um paralelo possível?

Jorge Arango dá uma boa dica de leitura sobre o assunto: A Cross-Cultural Analysis of Websites from High-Context Cultures and Low-Context Cultures, artigo de Elizabeth Würtz do Department of Design, Communication and Media, IT University Copenhagen. No artigo a autora procura estabelecer relações entre contextos culturais e projeto de websites.

1 comentário
Categorias:
permalink

1 comentário

  1. O que acontece é que esse link da Coréia é a home do iGoogle, uma versao de home Google personalizável com vários serviços.

    A home padrão google da Coreia seria essa aqui:
    http://www.google.com.hk/

    Pra comparar, a versao iGoogle dos EUA (e daqui) também é cheia de penduricalhos:
    http://www.google.com/ig

    A diferença é que a gente consegue entender o que está sendo exibido :-)

    Bruno Pinheiro
    quarta-feira, 1 de agosto de 2007
    1:17
    permalink

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: