Tudo o que foi publicado na categoria ‘calm technology’

ARTIGO

Sistemas de Informação Ambiente: leitura e engajamento nas cidades inteligentes

Artigo sobre Sistemas de Informação Ambiente como uma ferramenta para repensar a participação dos citadinos no desenho das cidades. Publicado no livro Urbanidades: mediações, organizado pelos colegas Rogerio Camara e Fatima Aparecida dos Santos, da Universidade de Brasília.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Leia este artigo

PALESTRA

Sistemas de informação ambiente e o design da cidade

Palestra apresentada na Campus Party Brasil de 2015, em São Paulo, sobre Sistemas de Informação Ambiente e seu papel no empoderamento do cidadão de modo que possa influir no desenho da cidade. A apresentação fez parte do painel sobre Visualização de Dados da Campus Party.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Veja esta palestra

ARTIGO
POST

Computação nos objetos do cotidiano

Neste artigo discorro sobre a computação pervasiva e o que significa viver em um mundo onde os objetos passam a ter capacidade de processamento computacional. O artigo foi escrito especialmente para a edição comemorativa de 10 anos da revista Fonte, com o tema “Tecnologias inovadoras e seu impacto na vida do cidadão”. A revista Fonte é editada pela Prodemge, Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Leia este artigo title="Abre a página do post">Leia este post

ARTIGO

Design de interação e computação pervasiva: um estudo sobre mecanismos atencionais e sistemas de informação ambiente

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Design. Investiga os diferentes mecanismos atencionais envolvidos na utilização de sistemas de informação ambiente. Para tanto, conceitua e delimita a “computação pervasiva” – a partir da qual componentes computadorizados passam a compor o ambiente e os objetos do cotidiano –, e discute as conseqüências do uso desta tecnologia, no que se refere aos impactos sociais, implicações ambientais, questões de segurança e privacidade, destacando o papel do design nessa problemática. Apresenta a evolução do design de interação, explicitando sua relação com o projeto de mídias interativas. Propõe ampliar o campo de atuação do design de interação, considerando que a tela do computador deixou de ser a principal interface com o ambiente digital, e que o projeto da interação no contexto da computação pervasiva exige uma abordagem sistêmica. Apresenta o conceito de tecnologia sem estresse (calm technology), de Weiser e Brown (1996), e aprofunda a discussão iniciada por estes autores sobre a necessidade de se projetar sistemas de informação que atuem na periferia de nossa atenção, com base nos estudos da Psicologia Cognitiva sobre mecanismos atencionais. Destaca os sistemas de informação ambiente como aqueles que mais se apropriam da idéia de apresentar informações sem exigir o foco de nossa atenção. Analisa doze sistemas de informação ambiente, investigando o modo como envolvem os mecanismos atencionais. Conclui que a definição original de Weiser e Brown (1996) não é suficiente para descrever a miríade de processos envolvidos com a captação da atenção, e aponta linhas mestras para o design de sistemas de informação ambiente, de maneira a considerar a dinâmica entre os diferentes mecanismos atencionais, o contexto de uso, o grau de engajamento do usuário, a influência da memória e a capacidade de habituação aos sistemas de informação.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Leia este artigo

PALESTRA

Designing for the periphery of our attention: a study on Ambient Information Systems

Presentation made at the 2010 Design Research Society Conference, in Montréal, Canada.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Veja esta palestra

POST

New article + presentation online

I’ve just finished the online version of the paper I’ve presented at the 4th Information Design International Conference. The article is about Ambient Information Systems, a specific type of information systems. It is part of the research I’ve been doing during my PhD. You can read and/or download it here. I also uploaded the presentation […]

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Leia este post

ARTIGO

Sistemas de Informação Ambiente (Ambient information systems)

Neste artigo discute-se uma categoria particular de sistemas de informação, a saber, sistemas de informação ambiente (ambient information systems). Estes sistemas apresentam informações de maneira não intrusiva, privilegiando a periferia de nossa percepção, valendo-se dos princípios da tecnologia sem estresse (calm technology). São descritos projetos dessa natureza, evidenciando suas características e limitações. Ao final do artigo são propostas algumas questões e possíveis desdobramentos. O artigo é fruto de uma pesquisa exploratória desenvolvida pelo autor, como parte de sua tese de doutorado em andamento, cujo tema trata do design de interação em contextos de pervasividade computacional.

sábado, 12 de setembro de 2009

Leia este artigo

PALESTRA

Sistemas de Informação Ambiente

Apresentação feita durante o 4º Congresso Internacional de Design da Informação, Rio de Janeiro.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Veja esta palestra

PALESTRA

Mobilidade e Computação Pervasiva 1

Aula ministrada na disciplina “Mobilidade e Computação Pervasiva”, do curso de especialização em Design de Interação do Instituto Faber-Ludens, Curitiba

sábado, 25 de abril de 2009

Veja esta palestra

POST

New article on Ambient Intelligence

I just published here an article I wrote last year, and that will also be published as a chapter of a CD-Rom/book, organized by the graduate programs of PUC-Rio, Anhembi-Morumbi and UNESP-Bauru. The CD-Rom/book will be published by Rosari. The article is a new version of a presentation I’ve made last year at 2nd. EBAI […]

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Leia este post

mais antigos »