6 de fevereiro de 2015

Sistemas de informação ambiente e o design da cidade

Em 2015 apresentei parte da minha pesquisa sobre Sistemas de Informação Ambiente a Campus Party Brasil de 2015, em São Paulo. Na palestra fiz uma provocação, discutindo o papel da visualização de dados em geral – e dos sistemas de informação ambiente em particular – no empoderamento do cidadão de modo que possa influir no desenho da cidade.

Essa é uma questão que me interessa muito atualmente, especialmente no momento de crise de representação política que vivemos, quando os políticos orientam suas ações a partir de uma agenda completamente alheia aos desejos e necessidades da população, preocupados em garantir vantagens para si e para as grandes empresas com as quais mantém relações duvidosas. A participação dos citadinos no desenho da cidade pressupõe o entendimento de sua dinâmica, mas a informação encontra-se enclausurada em sistemas pouco amigáveis e de difícil compreensão. A visualização de dados tem então um papel fundamental para permitir esse entendimento e chamar à ação.

A palestra foi gravada e está disponível no Youtube. Infelizmente durante a palestra a luz estava muito forte e mal se via a projeção. E durante a edição ao alternarem a imagem da palestra com a apresentação, o som sumia. Mas ao fim e ao cabo, dá pra entender!

Sem comentários
Categorias:
links
permalink

Sem comentários até agora...não quer ser o primeiro? ;-)

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: