Listando:

artigos publicados em anais de congressos

Título:

Mapeamento de acessibilidade da Ufes: uma análise dos caminhos da Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo:

O artigo trata do mapeamento de acessibilidade dos caminhos do campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo, para cadeirantes e para pessoas que apresentam alguma dificuldade de locomoção. Descreve-se a metodologia utilizada na análise dos caminhos, numa perspectiva de Design Centrado no Usuário, destacando-se a utilização da cadeira de rodas, que possibilitou identificar diferentes graus de dificuldade dos trajetos. Descreve-se ainda o sistema de representação desenvolvido para apresentar os resultados do diagnóstico, através de um mapa no qual pictogramas indicavam a natureza dos problemas encontrados, e os diferentes níveis de severidade percebidos nos trajetos eram indicados por padrões cromáticos.

Publicado em:

Anais do P&D Design 2016, 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

outubro, 2016

Leia o artigo completo

Título:

VixBus: informação em tempo-real sobre horários de ônibus em Vitória

Resumo:

O artigo propõe a utilização do Twitter para informar os horários de chegada dos ônibus aos pontos na cidade de Vitória (ES), valendo-se do sistema GPS instalado na frota municipal e dos dados do sistema online “Ponto Vitória”. Descreve o cenário em que se insere o problema, considerando o uso do Twitter por diversas entidades, bem como soluções encontradas em outras cidades. A partir da análise do contexto de Vitória, apresenta o projeto do sistema VixBus, detalhando sua viabilidade tecnológica, dinâmica de utilização, construção da versão experimental e, por fim, futuros desdobramentos.

Publicado em:

Anais do P&D Design 2012, 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

outubro, 2012

Leia o artigo completo

Título:

Do design à implementação: acessibilidade de websites e sistemas de informação digitais

Resumo:

Este artigo discute a acessibilidade em sistemas de informação, considerando a multiplicidade de meios de acesso a esses sistemas a partir do amadurecimento da computação pervasiva. São comparadas duas metodologias de desenvolvimento de websites, baseadas no princípio da tolerância a falhas, a saber: metodologia da degradação graciosa e metodologia de melhorias progressivas. Utiliza o caso do site Yahoo! como exemplo de aplicação de melhorias progressivas para garantir a acessibilidade. Ao final, destaca a importância de um maior envolvimento dos designers com questões técnicas de implementação de sistemas de informação digitais.

Publicado em:

Anais do 9º P&D Design · Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

outubro, 2010

Leia o artigo completo

Título:

Designing for the periphery of our attention: a study on Ambient Information Systems

Resumo:

This paper discusses a specific category of information systems known as Ambient Information Systems. These systems present information in a non-intrusive manner, acting mostly on the periphery of our attention, following Mark Weiser’s concept of calm technology.

The major concern that drives the development of these systems can be summarized in two aspects: first, as pervasive computing increases, ordinary objects are becoming capable of processing and displaying data, thus the consumption of information will occur in many different contexts, which may contribute to an information overload, generating stress. The second aspect is that Design plays a major role in developing better ways to deal with this information overload. For a long time designers have been studying how to design communication systems that drive our attention, but little research has been done in exploring how to design communication systems that act upon the periphery of our attention.

In this paper four Ambient Information Systems are discussed, highlighting their characteristics and limitations. As a conclusion, the author proposes an agenda of topics that should be tackled to advance future research on this subject.

Publicado em:

Proceedings of DRS 2010 - Design Research Society International Conference (Montreal)

julho, 2010

Leia o artigo completo

Título:

Sistemas de Informação Ambiente (Ambient information systems)

Resumo:

Neste artigo discute-se uma categoria particular de sistemas de informação, a saber, sistemas de informação ambiente (ambient information systems). Estes sistemas apresentam informações de maneira não intrusiva, privilegiando a periferia de nossa percepção, valendo-se dos princípios da tecnologia sem estresse (calm technology). São descritos projetos dessa natureza, evidenciando suas características e limitações. Ao final do artigo são propostas algumas questões e possíveis desdobramentos. O artigo é fruto de uma pesquisa exploratória desenvolvida pelo autor, como parte de sua tese de doutorado em andamento, cujo tema trata do design de interação em contextos de pervasividade computacional.

Publicado em:

Anais do 4º Congresso Internacional de Design da Informação

setembro, 2009

Leia o artigo completo

Título:

O design de interação em ambientes de ubiqüidade computacional

Resumo:

A partir da caracterização dos sistemas computacionais como ferramentas de interação e comunicação, este artigo propõe ampliar a discussão do design de interação para além da interface, destacando a importância de estudar as práticas sociais advindas da utilização cada vez mais intensa da tecnologia computacional, tendo em perspectiva a ubiqüidade computacional e a mobilidade como fatores determinantes dos processos de comunicação contemporâneos

Publicado em:

Anais do 3º Congresso Internacional de Design da Informação

outubro, 2007

Leia o artigo completo

Título:

Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo:

Apresenta o desenvolvimento do projeto de sinalização e ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo. Descreve os métodos utilizados na etapa exploratória, a saber: observação assistemática do ambiente, entrevistas semi-estruturadas com a população de usuários, entrevistas semi-estruturadas com funcionários, grupo de foco com a direção do referido órgão; Após a análise dos dados, descreve as linhas de ação que orientaram o projeto: revitalização da imagem institucional, e ambientação e sinalização propriamente ditas. Conclui destacando a importância de um processo estruturado de pesquisa durante a fase de levantamento de dados, e a importância de facilitar o acesso às informações e tornar o ambiente adequado a indivíduos com necessidades especiais de locomoção.

Publicado em:

Anais do P&D Design 2006, 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

agosto, 2006

Leia o artigo completo

Título:

Narratividade e interatividade no contexto da World Wide Web e a possibilidade de reconstrução da experiência coletiva

Resumo:

O artigo discute o declínio da habilidade narrativa a partir da modernidade e a apresenta a possibilidade de resgate da narrativa pela utilização dos sistemas interativos atuais, especialmente a World Wide Web. Aponta características típicas da narrativa, discutindo de que maneira a WWW poderia ser utilizada para favorecer a interação subjetiva entre os participantes do ciberespaço, destacando o papel do Design como integrante desse processo.

Publicado em:

Anais do 3º Congresso Internacional de Pesquisa em Design

outubro, 2005

Leia o artigo completo

Título:

Métodos de pesquisa e desenvolvimento em design de mídia interativa com foco no usuário na indústria de software: o caso do GloboMail

Resumo:

O artigo discute a importância da utilização de métodos de design centrados no usuário no contexto de desenvolvimento de projetos de mídia interativa. Apresenta a evolução do GloboMail, a ferramenta de email do portal Globo.com, no período compreendido entre os anos 2000 a 2003, destacando o contexto mercadológico e estratégias de marketing que orietaram as mudanças em cada versão. Descreve os métodos de pesquisa e análise da experiência do usuário utilizados para aprimorar o produto e garantir sua usabilidade, a saber: avaliação heurística; grupo de foco (focus group); teste de usabilidade, apresentando os motivos que orientaram a escolha de cada método ao longo dos anos, nas diferentes versões do GloboMail. Conclui destacando a importância da aplicação de métodos de pesquisa em usabilidade no contexto de desenvolvimento de produtos de mídia interativa, sugerindo a necessidade de aproximação entre o meio acadêmico e o mercado, unindo competências para o aprimoramento constante dos produtos desse segmento.

Publicado em:

Anais do 2º Congresso Internacional de Design da Informação

setembro, 2005

Leia o artigo completo

Título:

Uso da World Wide Web por Pessoas Semi-Analfabetas

Resumo:

Discute a possibilidade de uso da World Wide Web como veículo de democratização da informação e instrumento transformador da realidade social em comunidades constituídas por pessoas analfabetas.

Publicado em:

Anais do P&D Design 1998, 3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

julho, 1998

Leia o artigo completo