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2012

congressos

VixBus: informação em tempo-real sobre horários de ônibus em Vitória

O artigo propõe a utilização do Twitter para informar os horários de chegada dos ônibus aos pontos na cidade de Vitória (ES), valendo-se do sistema GPS instalado na frota municipal e dos dados do sistema online “Ponto Vitória”. Descreve o cenário em que se insere o problema, considerando o uso do Twitter por diversas entidades, bem como soluções encontradas em outras cidades. A partir da análise do contexto de Vitória, apresenta o projeto do sistema VixBus, detalhando sua viabilidade tecnológica, dinâmica de utilização, construção da versão experimental e, por fim, futuros desdobramentos.

Anais do P&D Design 2012, 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

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2010

congressos

Do design à implementação: acessibilidade de websites e sistemas de informação digitais

Este artigo discute a acessibilidade em sistemas de informação, considerando a multiplicidade de meios de acesso a esses sistemas a partir do amadurecimento da computação pervasiva. São comparadas duas metodologias de desenvolvimento de websites, baseadas no princípio da tolerância a falhas, a saber: metodologia da degradação graciosa e metodologia de melhorias progressivas. Utiliza o caso do site Yahoo! como exemplo de aplicação de melhorias progressivas para garantir a acessibilidade. Ao final, destaca a importância de um maior envolvimento dos designers com questões técnicas de implementação de sistemas de informação digitais.

Anais do 9º P&D Design · Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

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congressos

Designing for the periphery of our attention: a study on Ambient Information Systems

This paper discusses a specific category of information systems known as Ambient Information Systems. These systems present information in a non-intrusive manner, acting mostly on the periphery of our attention, following Mark Weiser’s concept of calm technology.

The major concern that drives the development of these systems can be summarized in two aspects: first, as pervasive computing increases, ordinary objects are becoming capable of processing and displaying data, thus the consumption of information will occur in many different contexts, which may contribute to an information overload, generating stress. The second aspect is that Design plays a major role in developing better ways to deal with this information overload. For a long time designers have been studying how to design communication systems that drive our attention, but little research has been done in exploring how to design communication systems that act upon the periphery of our attention.

In this paper four Ambient Information Systems are discussed, highlighting their characteristics and limitations. As a conclusion, the author proposes an agenda of topics that should be tackled to advance future research on this subject.

Proceedings of DRS 2010 - Design Research Society International Conference (Montreal)

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jornais e revistas

Desconstruindo interfaces

Por ocasião da edição de maio de 2010 da Revista Webdesign, fui convidado a responder algumas perguntas para a matéria entitulada “Descontruindo Interfaces”. Reproduzo aqui as minhas respostas, que foram publicadas praticamente na íntegra, abrindo a matéria da revista.

Revista Webdesign (ano 7, nº 77, maio 2010, Rio de Janeiro)

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2009

congressos

Sistemas de Informação Ambiente (Ambient information systems)

Neste artigo discute-se uma categoria particular de sistemas de informação, a saber, sistemas de informação ambiente (ambient information systems). Estes sistemas apresentam informações de maneira não intrusiva, privilegiando a periferia de nossa percepção, valendo-se dos princípios da tecnologia sem estresse (calm technology). São descritos projetos dessa natureza, evidenciando suas características e limitações. Ao final do artigo são propostas algumas questões e possíveis desdobramentos. O artigo é fruto de uma pesquisa exploratória desenvolvida pelo autor, como parte de sua tese de doutorado em andamento, cujo tema trata do design de interação em contextos de pervasividade computacional.

Anais do 4º Congresso Internacional de Design da Informação

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livros
revistas científicas

Autoria e Comunicação no Design

Este artigo discute o papel dos designers e dos usuários como co-autores de mensagens e produtos. Para tanto, destaca três momentos da história do design, nos quais a noção de autoria aparece distintamente: o período relativo ao design modernista, com a preponderância do Estilo Internacional; o final dos anos 80 e início dos anos 90, com a retórica visual pós-moderna; o começo do século XXI, com o advento da revolução informacional e da Web 2.0, destacando suas repercussões para o design de interação. Ao final, tendo em vista o futuro de pervasividade e ubiqüidade computacionais, aponta questões latentes que atualizam a discussão sobre a co-autoria de mensagens e produtos, ressaltando a importância de aprofundar as discussões sobre os processos de comunicação no campo do design.

CÔRTE-REAL, Eduardo (org.). The Triumph of Design // O Triunfo do Desenho. Lisboa: Livros Horizonte, 2010, p.232-241

The ‘Radical’ Designist, a Design Culture Journal (ThRAD) (issue 3, 2009, Portugal)

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jornais e revistas

Design gráfico, design de produto…não há outra opção?

Sobre a necessidade de revisão dos currículos das escolas de design de maneira a contemplar novas especialidades, como o design de interação.

Revista Webdesign (ano 6, nº 63, março 2009, Rio de Janeiro)

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