Tudo o que foi publicado na categoria ‘Congresso P&D Design’

ARTIGO

Qualidade do ar: tecnologia calma, visualização de dados e engajamento cidadão

O artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema de visualização de dados relativos à qualidade do ar na cidade do Rio de Janeiro. O projeto fundamenta-se na proposta de Tecnologia Calma de Weiser e Brown (1996), e o sistema de visualização de dados desenvolvido segue os princípios dos Sistemas de Informação Ambiente. A visualização de dados é tratada como ferramenta de empoderamento, numa perspectiva de propiciar a discussão e o engajamento do cidadão no contexto das Cidades Inteligentes. O projeto utiliza uma metodologia orientada pela experimentação e prototipação, mantendo ciclos sucessivos em que cada protótipo produzido é analisado criticamente, gerando subsídios para a versão seguinte. Parte-se de uma discussão sobre os conceitos de Tecnologia Calma, Sistemas de Informação Ambiente e Cidades Inteligentes, para em seguida descrever o desenvolvimento do sistema de visualização de dados, discriminando os processos envolvidos, tecnologias empregadas, os partidos adotados e resultados obtidos.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Leia este artigo

PALESTRA

Mapeamento de acessibilidade da Ufes

Apresentação realizada no 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, P&D 2016, sobre o mapeamento de acessibilidade dos caminhos do campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Veja esta palestra

ARTIGO

Mapeamento de acessibilidade da Ufes: uma análise dos caminhos da Universidade Federal do Espírito Santo

O artigo trata do mapeamento de acessibilidade dos caminhos do campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo, para cadeirantes e para pessoas que apresentam alguma dificuldade de locomoção. Descreve-se a metodologia utilizada na análise dos caminhos, numa perspectiva de Design Centrado no Usuário, destacando-se a utilização da cadeira de rodas, que possibilitou identificar diferentes graus de dificuldade dos trajetos. Descreve-se ainda o sistema de representação desenvolvido para apresentar os resultados do diagnóstico, através de um mapa no qual pictogramas indicavam a natureza dos problemas encontrados, e os diferentes níveis de severidade percebidos nos trajetos eram indicados por padrões cromáticos.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Leia este artigo

ARTIGO

VixBus: informação em tempo-real sobre horários de ônibus em Vitória

O artigo propõe a utilização do Twitter para informar os horários de chegada dos ônibus aos pontos na cidade de Vitória (ES), valendo-se do sistema GPS instalado na frota municipal e dos dados do sistema online “Ponto Vitória”. Descreve o cenário em que se insere o problema, considerando o uso do Twitter por diversas entidades, bem como soluções encontradas em outras cidades. A partir da análise do contexto de Vitória, apresenta o projeto do sistema VixBus, detalhando sua viabilidade tecnológica, dinâmica de utilização, construção da versão experimental e, por fim, futuros desdobramentos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Leia este artigo

PALESTRA

Do design à implementação: acessibilidade de websites e sistemas de informação digitais

Apresentação feita durante o 9º P&D Design, Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, em São Paulo.

sábado, 16 de outubro de 2010

Veja esta palestra

ARTIGO

Do design à implementação: acessibilidade de websites e sistemas de informação digitais

Este artigo discute a acessibilidade em sistemas de informação, considerando a multiplicidade de meios de acesso a esses sistemas a partir do amadurecimento da computação pervasiva. São comparadas duas metodologias de desenvolvimento de websites, baseadas no princípio da tolerância a falhas, a saber: metodologia da degradação graciosa e metodologia de melhorias progressivas. Utiliza o caso do site Yahoo! como exemplo de aplicação de melhorias progressivas para garantir a acessibilidade. Ao final, destaca a importância de um maior envolvimento dos designers com questões técnicas de implementação de sistemas de informação digitais.

sábado, 16 de outubro de 2010

Leia este artigo

POST

Presentations available in SlideShare

Busy month. I’ve been to 2 different events (P&D Design and EBAI), presenting some of the research I’ve been doing during my PhD studies. I have much to tell about both events. But there’s also much things to catch up, to write and to read, and there’s no time to summarize my impressions properly right […]

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Leia este post

PALESTRA

Autoria e Comunicação no Design de Interação

Apresentação feita durante o 8º P&D Design, Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, em São Paulo

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Veja esta palestra

ARTIGO

Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo

Apresenta o desenvolvimento do projeto de sinalização e ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo. Descreve os métodos utilizados na etapa exploratória, a saber: observação assistemática do ambiente, entrevistas semi-estruturadas com a população de usuários, entrevistas semi-estruturadas com funcionários, grupo de foco com a direção do referido órgão; Após a análise dos dados, descreve as linhas de ação que orientaram o projeto: revitalização da imagem institucional, e ambientação e sinalização propriamente ditas. Conclui destacando a importância de um processo estruturado de pesquisa durante a fase de levantamento de dados, e a importância de facilitar o acesso às informações e tornar o ambiente adequado a indivíduos com necessidades especiais de locomoção.

quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Leia este artigo

PALESTRA

Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo

Apresentação feita durante o 7º P&D Design, Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, em Curitiba

quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Veja esta palestra

mais antigos »