Listando:

todos os artigos

Título:

Design de interação e computação pervasiva: um estudo sobre mecanismos atencionais e sistemas de informação ambiente

Resumo:

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Design. Investiga os diferentes mecanismos atencionais envolvidos na utilização de sistemas de informação ambiente. Para tanto, conceitua e delimita a “computação pervasiva” – a partir da qual componentes computadorizados passam a compor o ambiente e os objetos do cotidiano –, e discute as conseqüências do uso desta tecnologia, no que se refere aos impactos sociais, implicações ambientais, questões de segurança e privacidade, destacando o papel do design nessa problemática. Apresenta a evolução do design de interação, explicitando sua relação com o projeto de mídias interativas. Propõe ampliar o campo de atuação do design de interação, considerando que a tela do computador deixou de ser a principal interface com o ambiente digital, e que o projeto da interação no contexto da computação pervasiva exige uma abordagem sistêmica. Apresenta o conceito de tecnologia sem estresse (calm technology), de Weiser e Brown (1996), e aprofunda a discussão iniciada por estes autores sobre a necessidade de se projetar sistemas de informação que atuem na periferia de nossa atenção, com base nos estudos da Psicologia Cognitiva sobre mecanismos atencionais. Destaca os sistemas de informação ambiente como aqueles que mais se apropriam da idéia de apresentar informações sem exigir o foco de nossa atenção. Analisa doze sistemas de informação ambiente, investigando o modo como envolvem os mecanismos atencionais. Conclui que a definição original de Weiser e Brown (1996) não é suficiente para descrever a miríade de processos envolvidos com a captação da atenção, e aponta linhas mestras para o design de sistemas de informação ambiente, de maneira a considerar a dinâmica entre os diferentes mecanismos atencionais, o contexto de uso, o grau de engajamento do usuário, a influência da memória e a capacidade de habituação aos sistemas de informação.

Publicado em:

agosto de 2011

Leia o artigo completo

Título:

Do design à implementação: acessibilidade de websites e sistemas de informação digitais

Resumo:

Este artigo discute a acessibilidade em sistemas de informação, considerando a multiplicidade de meios de acesso a esses sistemas a partir do amadurecimento da computação pervasiva. São comparadas duas metodologias de desenvolvimento de websites, baseadas no princípio da tolerância a falhas, a saber: metodologia da degradação graciosa e metodologia de melhorias progressivas. Utiliza o caso do site Yahoo! como exemplo de aplicação de melhorias progressivas para garantir a acessibilidade. Ao final, destaca a importância de um maior envolvimento dos designers com questões técnicas de implementação de sistemas de informação digitais.

Publicado em:

Anais do 9º P&D Design · Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

outubro de 2010

Leia o artigo completo

Título:

Designing for the periphery of our attention: a study on Ambient Information Systems

Resumo:

This paper discusses a specific category of information systems known as Ambient Information Systems. These systems present information in a non-intrusive manner, acting mostly on the periphery of our attention, following Mark Weiser’s concept of calm technology.

The major concern that drives the development of these systems can be summarized in two aspects: first, as pervasive computing increases, ordinary objects are becoming capable of processing and displaying data, thus the consumption of information will occur in many different contexts, which may contribute to an information overload, generating stress. The second aspect is that Design plays a major role in developing better ways to deal with this information overload. For a long time designers have been studying how to design communication systems that drive our attention, but little research has been done in exploring how to design communication systems that act upon the periphery of our attention.

In this paper four Ambient Information Systems are discussed, highlighting their characteristics and limitations. As a conclusion, the author proposes an agenda of topics that should be tackled to advance future research on this subject.

Publicado em:

Proceedings of DRS 2010 - Design Research Society International Conference (Montreal)

julho de 2010

Leia o artigo completo

Título:

Desconstruindo interfaces

Resumo:

Por ocasião da edição de maio de 2010 da Revista Webdesign, fui convidado a responder algumas perguntas para a matéria entitulada “Descontruindo Interfaces”. Reproduzo aqui as minhas respostas, que foram publicadas praticamente na íntegra, abrindo a matéria da revista.

Publicado em:

Revista Webdesign (ano 7, nº 77, maio 2010, Rio de Janeiro)

maio de 2010

Leia o artigo completo

Título:

Sistemas de Informação Ambiente (Ambient information systems)

Resumo:

Neste artigo discute-se uma categoria particular de sistemas de informação, a saber, sistemas de informação ambiente (ambient information systems). Estes sistemas apresentam informações de maneira não intrusiva, privilegiando a periferia de nossa percepção, valendo-se dos princípios da tecnologia sem estresse (calm technology). São descritos projetos dessa natureza, evidenciando suas características e limitações. Ao final do artigo são propostas algumas questões e possíveis desdobramentos. O artigo é fruto de uma pesquisa exploratória desenvolvida pelo autor, como parte de sua tese de doutorado em andamento, cujo tema trata do design de interação em contextos de pervasividade computacional.

Publicado em:

Anais do 4º Congresso Internacional de Design da Informação

setembro de 2009

Leia o artigo completo

Título:

Autoria e Comunicação no Design

Resumo:

Este artigo discute o papel dos designers e dos usuários como co-autores de mensagens e produtos. Para tanto, destaca três momentos da história do design, nos quais a noção de autoria aparece distintamente: o período relativo ao design modernista, com a preponderância do Estilo Internacional; o final dos anos 80 e início dos anos 90, com a retórica visual pós-moderna; o começo do século XXI, com o advento da revolução informacional e da Web 2.0, destacando suas repercussões para o design de interação. Ao final, tendo em vista o futuro de pervasividade e ubiqüidade computacionais, aponta questões latentes que atualizam a discussão sobre a co-autoria de mensagens e produtos, ressaltando a importância de aprofundar as discussões sobre os processos de comunicação no campo do design.

Publicado em:

CÔRTE-REAL, Eduardo (org.). The Triumph of Design // O Triunfo do Desenho. Lisboa: Livros Horizonte, 2010, p.232-241

The ‘Radical’ Designist, a Design Culture Journal (ThRAD) (issue 3, 2009, Portugal)

abril de 2009

Leia o artigo completo

Título:

Design gráfico, design de produto…não há outra opção?

Resumo:

Sobre a necessidade de revisão dos currículos das escolas de design de maneira a contemplar novas especialidades, como o design de interação.

Publicado em:

Revista Webdesign (ano 6, nº 63, março 2009, Rio de Janeiro)

março de 2009

Leia o artigo completo

« artigos mais recentes · artigos mais antigos »