quinta-feira, 12 de julho de 2007

Feira Moderna turbinada

Enfim, depois de muito, mas MUITO trabalho, a Feira está de cara nova.

Na verdade, mais do que “cara” nova, é uma proposta nova. A idéia é reunir em um site só os meus artigos acadêmicos, o blog, os projetos e o que mais der na telha. O Blogger, que já não se mostrava muito versátil para atualizar o blog antigo, foi definitivamente aposentado. Agora a Feira Moderna conta com o auxílio luxuoso do WordPress.

Neste redesenho, tive a preocupação de fazer as páginas com HTML semântico, tableless, montando o layout das páginas a partir do CSS, de maneira a garantir a acessibilidade do site. Como não sou exatamente especialista em HTML, alguns problemas persistem. No teste de acessibilidade que fiz no DaSilva, não obtive nenhum erro grave, mas vários avisos, indicando que preciso ajustar algumas coisas para tirar nota 10. Mas já é possível dizer que o site é acessível.

Outra novidade é que agora o site tem uma busca que funciona! Como todas as informações agora estão reunidas em uma base de dados (o fim do HTML estático, aleluia!), a busca analisa o conteúdo de todas as seções do site, especificando no resultado qual a natureza do documento (se é um projeto do portfolio, um artigo acadêmico ou um post do blog). O mesmo vale para as “palavras-chave”; ao clicar em uma palavra-chave, como design, o site retorna a relação de tudo que foi publicado relativo àquele termo, independente da seção a qual pertence.

O conteúdo das seções artigos e portfolio ainda está em processo de migração, mas aos poucos pretendo trazer tudo para cá. No Blog, os posts mais antigos têm problemas de título e não têm palavras-chave, já que na época em que foram escritos o Blogger não trabalhava com um campo específico para separar o título do conteúdo e tampouco tinha como associar palavras-chave aos posts. Como são cerca de 800 posts, é pouco provável que eu venha a ajustar isso.

Enquanto isso, ainda estão no ar o portfolio antigo, e a versão anterior do site com meus artigos. O blog antigo continua no ar também, mas completamente abandonado, e por um problema na migração dos dados, sem algumas imagens.

Aliás, as imagens dos posts antigos também não estão aparecendo aqui. Problemas de mudanças de diretório. Espero resolver em breve!

Assim, sem mais delongas, sintam-se a vontade para navegar por aqui. Bug-reports são bem-vindos!

8 comentários
Categorias:
permalink

8 comentários

  1. Parabens, seu rato.

    Bruno Pin
    quinta-feira, 12 de julho de 2007
    16:07
    permalink
  2. Ficou bem bacana a casa nova. Só sinto falta de rss. Colocando ficaria perfeito! abs

    Gustavo Lassala
    segunda-feira, 16 de julho de 2007
    13:34
    permalink
  3. Gustavo, RSS está nos planos! Grato pela visita. :-)

    Mauro Pinheiro
    segunda-feira, 16 de julho de 2007
    14:31
    permalink
  4. Gostei, parabéns. :)

    Ricardo Gomes
    segunda-feira, 16 de julho de 2007
    22:54
    permalink
  5. Fala Maurão!

    Parabéns pelo site. :) E sobre o RSS… como você está usando o WP, ele já está pronto. Fica na URL http://www.feiramoderna.net/feed

    Grande abraço!

    Saddi
    terça-feira, 17 de julho de 2007
    10:07
    permalink
  6. Saddi, de fato eu não sabia disso. Sou novato no WordPress, apesar de já ter descoberto muita coisa. Pensei que teria que cortar um dobrado pra fazer funcionar.

    Gustavo, agora o site está devidamente ajustado, o link para o feed RSS já consta das páginas. :-)

    Mauro Pinheiro
    terça-feira, 17 de julho de 2007
    18:53
    permalink
  7. Opa,
    Já peguei e adicionei no Netvibes. Está funcionando certinho!
    valeu!
    abs

    Gustavo Lassala
    segunda-feira, 23 de julho de 2007
    0:33
    permalink
  8. Grande Mauro!!!
    Gostei bastante desta reformulação. Já adicionei o eu RSS. Agora vai ficar mais fácil acompanhar o seu ótimo trabalho! Um abraço e parabéns! :)

    Henrique Imbertti Jr.
    sexta-feira, 10 de agosto de 2007
    12:35
    permalink

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: