Conto Contigo - Voltar ao início



Prefácio

1º Capítulo

2º Capítulo

3º Capítulo

4º Capítulo

Os Contadores



Capítulo 4

“As vozes dos poetas se confundem na minha lembrança com as dos que me fizeram primeiro conhecê-los (...). Durante todo tempo em que, crianças, tínhamos dificuldades de ler sozinhos, ela (contadora de histórias) cultivava o hábito de ler para nós.” (Klaus Mann).

Através de dinâmicas e vivências, despertar o contador de histórias que existe em cada um; estimular através de técnicas elaboradas, a faceta sensível e poética inerente ao ser humano; aprimorar sua capacidade expressiva e criativa;  valorizar a relação com o livro de contos populares e autorais como fonte de inspiração na busca de disseminar, pela prática,  o direito de formar leitores.

Programa:
  1. Formação: a desinibição, o ato de narrar , o estilo, as variações de narrativas, a colocação de voz, a ocupação cênica do espaço, a expressão corporal na devida medida, o ouvir histórias como fonte comparativa de aprendizado, os recursos auxiliares, a interação com o grupo.
  2. Preparação: a escolha da história, a técnica de incorporação de repertório, exercícios de memorização, a seleção de uma sessão, a escolha do ambiente, técnicas de relaxamento.
  3. Aspectos conclusivos: a relação afetiva com a história, a prática do ensaio, a pesquisa como uma constante, o espaço de improvisação, a interação com a platéia, a abordagem da ilustração, a pausa como pontuação, a poesia encantada da narrativa, contar como um misto de doar e receber, a contação como presente bem escolhido, as histórias saem dos livros, fonte de todo o encantamento do qual o contador é um mero instrumento.

Público-alvo: educadores, arte-educadores, pais, recreadores, estudantes de cursos ligados à palavra e demais interessados na arte de contar histórias.



clique aqui para voltar ao início da página