Projeto de Extensão: Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da UFES

 

Resumo

Descreve-se aqui a proposta de Projeto de Extensão relativa ao Projeto de Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da UFES, realizado pelos alunos do curso de Desenho Industrial desta instituição, sob supervisão do professor Mauro Pinheiro. Algumas das soluções projetadas são descritas, apresentando ainda imagens do protótipo virtual.

 

Justificativa

A Pró-reitoria de Graduação da UFES é responsável por diversos procedimentos relativos à graduação, como matrícula de alunos, transferência de curso, trancamento e destrancamento de matrícula, confecção e registro de diplomas, reconhecimento de curso, colação de grau em datas especiais etc. É possivelmente o órgão da universidade mais diretamente ligado aos alunos, e à coordenação dos cursos, tendo papel fundamental na manutenção da estrutura acadêmica. Dada a abrangência de suas atividades, ao longo da vida universitária os alunos recorrem à PROGRAD diversas vezes.

A partir do contato da Pró-reitoria de graduação com os alunos do curso de Desenho Industrial, surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto de sinalização e ambientação de seu espaço físico. O projeto deveria facilitar o acesso às informações, reduzindo o tempo de atendimento, e garantir a acessibilidade para indivíduos portadores de necessidades especiais de locomoção. Trata-se claramente de um projeto de sinalização e redesenho do espaço, integrando as áreas de Design e Arquitetura.

Os beneficiados com o projeto são diversos: em primeiro lugar, a própria PROGRAD, uma vez que a melhoria proporcionada pelo projeto agilizará os processos e reduzirá os custos humanos no que se refere ao atendimento ao usuário. Além disso, o projeto associará uma nova imagem à PROGRAD, resgatando o valor de sua atuação na esfera universitária.

Outros beneficiados com o projeto serão os próprios alunos da UFES, uma vez que terão maior facilidade de acesso à informações que hoje encontram-se concentradas nas mãos dos funcionários da PROGRAD. A agilidade de processos e diminuição do tempo de atendimento serão benefícios diretos aos alunos, além da possibilidade da alteração de postura em relação à instituição: os alunos passarão a deter a informação, diminuindo a dependência de terceiros, tendo maior responsabilidade na resolução de seus problemas.

É importante destacar ainda a preocupação em tornar a PROGRAD acessível a indivíduos com necessidades especiais de locomoção, em sintonia com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação.

Por último, é inegável a importância do projeto para os alunos do curso de Desenho Industrial e Arquitetura, pela oportunidade de aprendizagem a partir da realização de um projeto em um contexto real, colocando em prática o conhecimento adquirido ao longo dos cursos, promovendo ainda a interdisciplinariedade desejada entre áreas afins do Centro de Artes da UFES.

 

Objetivos

Gerais
Realização de projeto de sinalização e ambientação para a Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo.


Específicos
Facilitar o acesso dos alunos da UFES às informações relativas aos procedimentos acadêmicos (matrícula, transferência, trancamento de curso etc.);

Adaptação da área de atendimento da PROGRAD para alunos com necessidades especiais de locomoção.

Otimização de processos e conseqüente redução do tempo de atendimento na PROGRAD;

Alterar a imagem da PROGRAD frente aos alunos da UFES, resgatando o valor de sua atuação no contexto acadêmico;

Propiciar aos alunos do curso de Desenho Industrial a oportunidade de realização de um projeto de sinalização em um contexto real, de maneira que apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso;

Permitir a integração de áreas do conhecimento, a partir de um projeto multidisciplinar, reunindo alunos de desenho industrial e arquitetura.

 

Metodologia

O projeto foi estruturado em 4 macro-etapas: problematização; sistematização; desenvolvimento e implantação.

Durante a problematização realizaram-se:

  • Entrevistas semi-estruturadas com alunos/ usuários da PROGRAD;
  • Entrevistas semi-estruturadas com a direção da PROGRAD
  • Entrevistas semi-estruturadas com funcionários da PROGRAD
  • Análise de benchmark em instituições semelhantes
  • Observação direta

A sistematização dos dados tratou da análise e tabulação dos dados coletados na etapa anterior, permitindo o planejamento mais detalhado das ações necessárias ao desenvolvimento do projeto.

O desenvolvimento foi feito a partir de:

  • Projeto arquitetônico
  • Projeto de identidade visual
  • Projeto de sinalização
  • Desenvolvimento de mock-ups
  • Protótipo virtual

A implantação trata da execução do projeto, contando com serviços de terceiros sob supervisão da equipe do projeto, responsável pelo levantamento preliminar dos custos envolvidos. Esta etapa depende ainda de aprovação orçamentária por parte da Reitoria da UFES.

 

Soluções desenvolvidas (protótipo virtual)

ANTES: Entrada da PROGRAD

 

DEPOIS: Entrada da PROGRAD
O projeto teve a preocupação de trabalhar não somente a sinalização, mas também a imagem institucional da PROGRAD, buscando destacar o valor de sua atuação no contexto da UFES.

 

DEPOIS: Entrada da PROGRAD
Buscando melhorar o ambiente interno, a iluminação foi revista, assim como a climatização. Informações sobre o funcionamento da Prograd foram colocadas no lado externo, para orientar as pessoas que passam. Trabalhou-se com a idéia do 'landmark', o marco arquitetônico, como forma de destacar e valorizar o prédio da Prograd no contexto da UFES.

 

 

Embora não fosse um projeto de identidade corporativa, foi necessário criar uma identidade para o ambiente como um todo. Buscou-se trabalhar com elementos básicos, tipografia e cor, destacando a própria composição do nome da Pró-reitoria de Graduação (conhecida como PROGRAD) através da variação da caixa alta e caixa baixa da tipografia. Com isso destaca-se o sentido de um órgão que atua voltado para a graduação. Essa lógica construtiva foi utilizada em diversos elementos da sinalização do espaço.

 

ANTES: balcão de atendimento

 

DEPOIS: balcão de atendimento
A partir das entrevistas e das observações das atividades, percebeu-se que havia necessidade de dinamizar o atendimento, seja facilitando o acesso a informações básicas, seja revendo a logística de atendimento. Para tanto foi revisto o funcionamento do espaço, incluindo cadeiras para espera, atendimento por senha, um posto de auto-atendimento com terminais de computador para consulta livre, a criação de um ponto específico para informações. O projeto também primou pela acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais de locomoção, revendo o posicionamento e altura dos guichês, a configuração dos banheiros e a arquitetura da área pública do prédio como um todo.

 

DEPOIS: salão de espera e balcão de informações
A utilização de cadeiras e senhas eletrônicas para organizar o atendimento eliminaria a idéia de fila, geralmente associada a lentidão e ineficiência. Além disso, o acesso facilitado às informações, dispostas em painéis pelo salão, pretende reduzir o número de atendimentos no balcão.

 

DEPOIS: balcão de informações e de auto-atendimento
O guichê de informações operaria como uma triagem, encaminhando os alunos e usuários para o setor correspondente, ou simplesmente indicando os painéis nos quais as dúvidas poderiam ser esclarecidas. Além disso, os guichês de auto-atendimento poderiam resolver parte dos problemas sem necessidade de auxílio dos funcionários, dando mais autonomia aos usuários.

 

 

ANTES: área interna

 

DEPOIS: área interna
Muitos dos problemas percebidos tratavam-se de desinformação sobre os diversos procedimentos realizados pela PROGRAD. O projeto buscou tornar acessíveis as informações mais requisitadas e também o calendário acadêmico corrente, aproveitando o espaço interno do salão.

 

 

Resultados alcançados

O projeto já foi apreciado pelo Pró-reitor, Prof. Santinho, bem como pelos funcionários da PROGRAD, e encontra-se aguardando aprovação da Reitoria da UFES. Como resultado parcial, destaca-se o aprendizado dos alunos durante a execução do projeto, com a possibilidade de realizar efetivamente um trabalho interdisciplinar, extrapolando o campo do design gráfico.

 

 

Equipe do projeto

O projeto é um trabalho da Phocus Design, empresa júnior do curso de Desenho Industrial, orientado pelo Professor Mauro Pinheiro e realizado pelos alunos:

  • Vítor Angelo Ferreira;
  • Rodrigo Resende Cypreste;
  • Renato Wanick M. Gonçalves;
  • João César de Melo (curso de Arquitetura);
  • Elton Vinícius Silva (presidente da Phocus Design - gestão 2004)

 

Contato:

mauropr @ pobox.com

 

 

última atualização: nov. 2005