segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Grid: construção e desconstrução

Já há algum tempo a Cosac Naify tem se destacado pela publicação de livros voltados para o Design. É sem dúvida alguma a melhor editora a cobrir o tema, publicando títulos essenciais para a crítica e reflexão sobre a nossa profissão.

Com um conselho editorial de peso (Rodolfo Capeto, Alexandre Wollner, André Stolarski, Chico Homem de Mello, Rafael Cardoso), produção gráfica cuidadosa e uma escolha criteriosa do que será publicado, apesar de até o momento contar com um número modesto de títulos, estes se destacam no cenário dos livros sobre design editados no Brasil. Mais uma prova de que quantidade e qualidade são variáveis independentes.

Dada a produção acadêmica crescente de pesquisas sobre design, muito dos livros publicados no mercado editorial brasileiro tendiam a ser mais “teóricos” (o que de certa forma foi ótimo para um campo que durante muito tempo foi eminentemente “prático”). No entanto, existia uma lacuna no que diz respeito a livros que tratassem de aspectos diretamente relacionados com a prática de projeto. Ao leitor brasileiro restava comprar livros desse tipo no exterior.

O lançamento recente da Cosac Naify Grid: construção e desconstrução vem somar-se ao Pensar com Tipos e ao Elementos do Estilo Tipográfico no conjunto de obras mais “técnicas” (se é que podemos chamá-las assim).

capa do livro Grid, de Timothy Samara
Capa do livro de Timothy Samara

Grid: construção e desconstrução, de Timothy Samara, trata de um dos fundamentos do design gráfico, o grid. Com dezenas de exemplos, do clássico “estilo internacional” aos projetos quase-sem-grid da tipografia desconstrucionista, fartamente ilustrado, esse livro é uma boa aquisição para quem se interessa por design gráfico. Não é o melhor livro sobre o assunto, mas é sem dúvida uma boa introdução.

Vale lembrar, esse é o mesmo livro que comprei há algum tempo – na versão original, em inglês. A Cosac Naify manteve o projeto gráfico original (do autor do livro), alterando somente a capa. Uma publicação de qualidade, que merece atenção.

2 comentários
Categorias:
permalink

2 comentários

  1. Olá,

    Estava à procura de comentários sobre este livro, pois o descobri recentemente em uma livraria.
    Você diz: “Não é o melhor livro sobre o assunto, mas é sem dúvida uma boa introdução”.

    Sou designer e tenho muito interesse no assunto. Qual seria o melhor livro sobre o tema? Poderia indicar?

    Grato,
    Heraldo

    Heraldo
    quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
    11:51
    permalink
  2. Heraldo, eu acho esse livro muito bom. Especialmente agora que a Cosac Naify publicou em português.

    Mas a grande referência ainda é o do Josef Muller-Brockmann, Grid Systems in Graphic Design. Esse eu não tenho, mas já tive a oportunidade de dar uma olhada e achei bem interessante.

    Sempre ouvi falar muito bem deste livro. O Muller-Brockmann segue a tradição tipográfica da “escola suíça”, que foi a que mais se dedicou ao estudo do grid, na minha opinião.

    Mauro Pinheiro
    quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
    12:40
    permalink

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: