sexta-feira, 27 de julho de 2007

1º encontro brasileiro de arquitetura de informação

O prazo para envio de trabalhos para o 1º encontro brasileiro de arquitetura de informação encerra-se no dia 30 de julho. Podem ser inscritos estudos de caso ou discussões conceituais.

O evento será em São Paulo, dias 19 e 20 de outubro.

Ao contrário de muitos eventos acadêmicos, nos quais o tempo das apresentação chega a ser ridículo (em geral, 15 minutos), as apresentações deste evento tem duração prevista de 45 minutos. Abre-se de fato espaço para o debate e a troca de idéias.

Nos últimos congressos acadêmicos que tive a oportunidade de participar, o formato do evento chegava a ser frustrante. Diversas apresentações ocorriam ao mesmo, com 15 minutos cada. Em alguns eventos não havia sequer tempo para debate posterior – para não correr o risco de atrasar a seqüência de apresentações, os debates só eram abertos ao final da última apresentação de uma determinada sala. Com muitas apresentações ocorrendo em salas diversas, era praticamente impossível permanecer em uma mesma sessão até o final, sendo preciso correr de uma sala para outra para poder assistir tudo o que interessava. Com isso era pouco provável que uma pessoa pudesse participar dos debates sobre as apresentações que assistiu, sendo mais comum participar somente dos debates posteriores à última apresentação do dia.

Enquanto a educação superior no Brasil se pautar por números, por quantidade (de trabalhos publicados, de alunos formados, de teses defendidas) parece pouco provável que tenhamos de fato discussões construtivas ocorrendo. Os congressos parecem ser feitos para que haja o “não-debate”, a começar pelo tempo reservado para apresentar os trabalhos…15 minutos não dá nem pra esquentar! E dada a impossibilidade de debates imediatamente posteriores às apresentações (seja pela necessidade de correr para outra sala ou por conta do próprio formato do evento) já vi absurdos sendo ditos sem que se pudesse comentar logo em seguida. Além disso a mudança da audiência logo após o término da apresentação esvaziava as chances de comentários pertinentes sobre o assunto.

Espero que o 1º encontro brasileiro de arquitetura de informação siga um caminho distinto. Pelas pessoas que conheço que estão envolvidas na organização, só posso esperar boas discussões e troca de idéias.

sem comentários
Categorias:
permalink

Sem comentários até agora...não quer ser o primeiro? ;-)

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: