quinta-feira, 4 de maio de 2006

Tipografia e ovelhas

Há algum tempo sou representante do Departamento de Desenho Industrial da UFES no sistema de Bibliotecas da universidade. Como tal, sou responsável por cadastrar duzentos livros no sistema de pedido de compras, e ver o andamento das aquisições de vez em quando.

Por conta disso, nas minhas investigações no acervo online da biblioteca, encontro coisas curiosas, como livros que aparecem quando faço uma busca por assunto com a chave ‘design’, mas não aparecem quando faço a busca por assunto com a chave ‘desenho industrial’. Nada que uma conversa com a bibliotecária responsável pela catalogação não resolva…aquele velho problema, poucos funcionários, muitos estagiários fazendo serviço que deveria ser de um profissional formado.

Mas o melhor mesmo foi hoje, quando ao procurar as novas aquisições, busquei pelo livro Stop Stealing Sheep and find out how type works, do Erik Spiekermann (Metadesign). O livro foi comprado! Mas…encontra-se no campus de Alegre, em outra cidade! O equivalente à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O campus de Ciências Agrárias.

Provavelmente quem fez a catalogação olhou o título, olhou a ovelha na capa e não teve dúvidas: vai para o pessoal da Veterinária e Zootecnia!

Isso não seria um problema tão grande se o campus não ficasse literalmente em outra cidade, no interior do Espírito Santo! Quem quiser consultar o livro, deve pegar um ônibus e esperar de 2 a 3 horas para chegar no local.

E torcer para não ter algum aluno de veterinária estudando tipografia!

Stop stealing Sheep
A ovelha tipógrafa enganou a bibliotecária

sem comentários
Categorias:
permalink

Sem comentários até agora...não quer ser o primeiro? ;-)

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: