quinta-feira, 6 de abril de 2006

Formando designers

Durante esta semana e a próxima (de 6 a 13 de abril), ocorrerão as apresentações dos projetos de graduação do curso de Desenho Industrial aqui da UFES, do qual sou professor. Quatorze projetos, e consequentemente, quatorze alunos prestes a encerrar sua trajetória no curso de graduação, e adentrando a selva do mercado de trabalho.

É uma alegria muito grande saber-se parte desse processo, especialmente depois de ter participado ao longo de um ano (pelo menos) da gestação de um trabalho de conclusão de curso. Muitos dos alunos que foram meus orientandos eu sequer conhecia antes desse momento, de elaboração do projeto de graduação. A maioria estava na UFES há mais tempo do que eu, e nunca tivemos a oportunidade de trabalhar juntos antes. Outros poucos já tive a chance de conhecer, em uma disciplina que ministro desde que entrei no curso – projeto de sinalização.

O calendário de apresentações está disponível aqui. São diversos temas, trabalhos muito distintos que evidenciam a natureza plural de nossa profissão. Muitos assuntos diferentes, mas sempre tratados através da ótica de um designer.

É emocionante acompanhar o desenvolvimento dessas pessoas, desses alunos – muitos deles, colegas e futuros amigos. O amadurecimento não só do trabalho, mas das pessoas por trás deles, é claro para o orientador. E o momento da apresentação sempre é muito interessante, porque permite ao mesmo tempo recordar a trajetória, lembrar do ponto de partida e ver como o trabalho cresceu ao longo do tempo. Também é um momento rico pela participação dos outros colegas, professores membros da banca de avaliação, que em geral fazem comentários bem interessantes, muitas vezes nos despertando para perspectivas diferentes, pontos de vista para os quais não havíamos acordado, sugerindo desdobramentos, fazendo críticas e finalmente, promovendo o aprendizado não só do aluno que apresenta o trabalho, mas de toda a audiência – incluindo aí o orientador.

Fico feliz de participar da formação desses futuros designers, principalmente porque isso permite não só discutir uma profissão, mas um estar no mundo, despertar esses alunos para sua formação e seu papel como cidadãos que estarão futuramente influenciando e participando da construção (e espero, modificação) da realidade.

Para os que estão em Vitória, convido-os a assistir as apresentações. Elas ocorrerão no auditório do Centro de Educação Física da UFES. Aos que encontram-se distantes, convido-os para, ao menos, conhecer os temas que serão apresentados (clique aqui). Futuramente, teremos os arquivos disponíveis para download.

sem comentários
Categorias:
permalink

Sem comentários até agora...não quer ser o primeiro? ;-)

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: