segunda-feira, 27 de março de 2006

Arquitetura de informação Vale a pena dar uma olha…

Arquitetura de informação

Vale a pena dar uma olhada no trabalho da Kahn + Associates (K+A), uma empresa que pega pesado em consultoria de Arquitetura de Informação. O Khan vem de Paul Khan, ninguém menos do que um dos fundadores da Dynamic Diagrams, uma das empresas que eu acho mais fodas na área de arquitetura de informação. E ainda por cima os mapas deles são maravilhosos.

Para quem tem pressa, vale a pena pelo menos dar uma lida no caso que eles apresentam no site, da consultoria prestada para a Bibliothèque nationale de France (BnF). Interessante, e pelo visto bem complexa. Compararam a BnF com outras três grandes bibliotecas, do porte da francesa (Library of Congress, British Library, National Library of Australia), buscaram identificar os serviços prestados online, o acervo, o acervo online, comparando ainda o público que vai ao espaço físico e o público do espaço virtual. Além disso, como eles destacam, a tecnologia era parte da história…buscaram ainda perceber qual o plano estratégico para o futuro nas instituições analisadas, como elas se posicionam frente os desafios das bibliotecas no cenário digital. Um trabalho nada fácil.

O mais legal é ver que foi desenvolvido um trabalho extenso de análise, de pura análise. Um grande levantamento de dados e um diagnóstico bem feito, parte essencial de qualquer trabalho sério de desenvolvimento e projeto a longo prazo.

Coisa rara em tempos em que os donos das empresas são orientados a resultados rápidos. Geralmente opera-se no modo “faça rápido”, e não no modo “faça direito”.

sem comentários
Categorias:
permalink

Sem comentários até agora...não quer ser o primeiro? ;-)

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: