segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

Retrievr

Os poucos leitores desse blog que me desculpem a pouca-vergonha de ficar tanto tempo sem um post, e agora fazer post-plágio.

Mas é que o assunto é digno de nota, e supondo que nem todo mundo é leitor do Motocontínuo/Daniel Sansão e do Bonde Andando/Rafael Rosenhayme, me permito publicar o que eles já haviam comentado.

Quem já conhece o Flickr vai curtir essa ferramenta, o retrievr. O sistema permite fazer busca de imagens a partir de um esboço feito na hora por você. Basta fazer um desenho e o sistema busca imagens semelhantes no banco de imagens do Flickr. A concentração de cores em áreas distintas são a chave principal de busca. É bem interessante, e uma ferramenta poderosa que já faz tempo deveria ter sido desenvolvida!

O sistema foi desenvolvido a partir da pesquisa feita em 1995 por Chuck Jacobs, Adam Finkelstein e David Salesin, da Universidade de Washington: Fast Multiresolution Image Querying (1995). Apesar dos algoritmos e coisas de matemáticos, a idéia é bem simples, na verdade. Uma varredura na imagem, uma comparação com os arquivos e pronto.

imagem1 imagem1 imagem1
A partir do desenho da esquerda, feito rapidamente em qualquer programa de desenho, ou ainda a partir de uma imagem digitalizada em baixa resolução (foto do meio) o sistema apresenta a imagem da direita, armazenada em seu banco de dados.

A evolução continua…

sem comentários
Categorias:
permalink

Sem comentários até agora...não quer ser o primeiro? ;-)

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: