terça-feira, 27 de dezembro de 2005

Enfim, férias!

Depois de 4 semestres letivos tendo no máximo 15 dias de recesso entre cada período, finalmente a UFES conseguiu acertar o calendário e tiramos as tão sonhadas férias de fim de ano. 2 meses de recesso, sem aula. E nesse período tiro minhas férias, 30 dias sem precisar dar satisfação da minha vida a ninguém!

Mas, como sempre, nas férias a gente trabalha um pouquinho. A primeira coisa a fazer é passar a limpo o semestre que passou, nem que seja na cabeça. Olhar para trás e pensar no que fizemos, o que aconteceu. O distanciamento favorece um olhar mais crítico sobre o trabalho realizado.

De maneira geral, saldo positivo ao final do semestre.

Dos 10 orientandos que estavam fazendo seu projeto de graduação comigo, 4 já defenderam e 5 têm tudo para defender assim que voltarmos às aulas no próximo período. Apesar do número exagerado de alunos – o normal seria ter 5 orientandos – acho que consegui fazer meu trabalho. Bons projetos de graduação estão saindo.

É muito bom participar desse processo, a última etapa de uma graduação universitária. Apesar de saber que a formação desses alunos se deu ao longo de todo o curso, me sinto especialmente responsável pela sua “formatura”, pelo rito de passagem. O projeto de graduação acontece no momento em que eles estão de fato deixando de ser jovens e tornando-se adultos. A maturidade que acompanha essa passagem faz as discussões, em geral, serem bem interessantes.

Do final ao começo do curso. Nesse semestre peguei pela primeira vez uma turma de calouros. Experiência muito positiva. Os alunos chegam cheios de expectativas na universidade, e esse “frescor” é muito bom para quem, como eu, tem prazer em trabalhar com os alunos. Um terreno fértil para plantar sementes. Os projetos ficaram bem interessantes, e sinto que a maioria dos alunos ficou encantada com os resultados alcançados. Pena que não tenho fotos para mostrar.

Além disso, duas turmas de projeto de sinalização, com o pessoal do 6º período. Alguns resultados bem interessantes, e no geral acho que foi o melhor aproveitamento dessa disciplina que já tive. Depois de ficar um semestre sem lecionar essa disciplina, pude pensar em algumas mudanças no programa, que mostraram-se proveitosas…apesar dos alunos provavelmente não terem percebido, eu vi muito do que foi trabalhado ao longo do semestre refletido nos projetos finais. Pude falar de design da informação, trabalhar melhor aspectos da tipografia em grandes escalas. Pequenas coisas que somadas fazem o projeto de sinalização ficarem mais consistente.

Algumas fotos estão disponíveis no meu flickr. Convido-os a visitarem o site e vasculharem um pouco mais dos trabalhos. Claro, não dá para ter idéia precisa do projeto, já que vemos ali apenas imagens de parte dos elementos desenvolvidos, sem poder saber o contexto de realização, o processo, a história por trás do projeto. Mas enfim, pelo menos já é alguma coisa. No começo do semestre que vem planejei uma exposição dos trabalhos de 2005.2. Quem estiver em Vitória, passe na UFES para ver! ;-)

Agora é descansar, e daqui há um tempo, pensar no próximo semestre…quem acha que os 2 meses de férias são de fato de férias se engana! Há trabalho a ser feito, planejamento, pesquisa e preparação de aulas. Mas dá pra descansar bem nesse meio tempo!

sem comentários
Categorias:
permalink

Sem comentários até agora...não quer ser o primeiro? ;-)

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: