terça-feira, 6 de setembro de 2005

Estampas Eucalol

(Hélio Contreiras)

Montado no meu cavalo
Libertava Prometeu
Toureava o Minotauro
Era amigo de Teseu

Viajava o mundo inteiro
Nas estampas Eucalol
À sombra do abacateiro
Ícaro fugia do Sol

Subia o Monte Olimpo
Ribanceira lá no quintal
Mergulhava até Netuno
No oceano abissal

São Jorge ia pra Lua
Lutar contra o dragão
São Jorge quase morria
Mas eu lhe dava a mão

E voltava trazendo a moça
Com quem ia me casar
Era minha professora
Que roubei do Rei Lear

Estampas Eucalol - clique para ampliar

Estampas Eucalol - clique para ampliar

Estampas Eucalol - clique para ampliar

Essa música, interpretada belissimamente por Xangai no histórico disco Cantoria, remete à minha adolescência, época de muito violão, quando os Cantorias tocavam sem parar no meu aparelho de som. Sempre gostei muito da música e achava a letra muito interessante, falando de um mundo mágico vivido provavelmente por um rapazote, que tinha nas estampas Eucalol seu passaporte para o universo da imaginação…na carona, eu ia junto, acompanhando suas aventuras com Teseu, Minotauro, Netuno, oceanos abissais. Mas que diabos eram as Estampas Eucalol?

De alguma maneira vim a saber que as tais estampas nada mais eram que figurinhas que acompanhavam um sabonete muito antigo, da época de meus pais e avós (de 1930 até 1957). Pela letra da música, percebe-se que as figuras remetiam à história do mundo, personagens mitológicos, heróis e coisas afins. Anos depois, o chiclete Ping Pong (ainda existe?) faria a mesma coisa, lançando os “Futebol Cards”. Mas os “heróis” dessa fornada chicleteira limitavam-se aos jogadores do universo futebolístico, que apesar do grande apelo popular no país, não permitia viagens pelo mundo da imaginação como seu antecessor. Ainda assim, o sucesso desses cards foi retumbante, e quem foi criança no final da década de 70 deve lembrar.

Somente hoje, navegando na Internet, descobri a história real das Estampas Eucalol. Vale a pena conferir, o assunto foi inclusive tema de uma exposição. Visite o site e veja você mesmo. Sabe-se a origem do sabonete Eucalol, e sabe-se ainda que a idéia das Estampas não foi nada original, sendo tão somente uma cópia, assim como anos mais tarde seria uma cópia o Futebol Cards.

Estampas Eucalol
O sabonete Eucalol, sucesso de vendas por causa das suas estampas colecionáveis.

De qualquer modo, o sucesso foi tão sério que existe até livro sobre a história das Estampas Eucalol! Samuel Gorberg é o autor, a editora é Códice, e o nome do livro, é claro, Estampas Eucalol. :-)

livro Estampas Eucalol
Livro sobre as Estampas Eucalol

9 comentários
Categorias:
permalink

9 comentários

  1. I´m the Director of Salles Cunha Museum,a department of Brazilian Dental Association, Rio de Janeiro Section. The museum collection has some Eucalol stamps, a propaganda pencil and a well preserved box like yours in this site.

    I liked so much your text. I can send you photos of the stamps and is possible a donation. Send me your post adress.

    Happy easter.
    Thales

    Thales Ribeiro de Magalhães
    sexta-feira, 10 de abril de 2009
    10:44
    permalink
  2. AOREI TER ACHADO NA INTERNET, ESSA PESQUISA SOBRE A EUCALOL. RELEMBREI A MINHA INFANCIA E QUE MEUS PAIS SEMPRE COMPRAVAM, O TALCO EO SABONETE. CHEUEI A CONHECER O PREDIO , MAIS JA NO SEU FINAL DE VIDA EM MEADOS DOS ANOS 70, QUANDO FUI TRABALHAR NESTA RUA ENTAO MEUS PATROES ME DISSERAM; QUE ALI ERA A FÁBRICA DA EUCALOL, MAIS ESTAVA FALINDO.EU TINHA 15 ANOS NA ÉPOCA DO OCORRIDO.

    LENITA MARIA
    quarta-feira, 30 de setembro de 2009
    15:06
    permalink
  3. Eu sempre ouvi Cantoria desde meus 17, 18 anos.
    Pirava nas letras, nas melodias, na personalidade dos cantores e tal. Inclusive Cantiga do Estradar é a minha música, música que remete a minha vida, louco tudo isso. Sempre viajei em Estampas Eucalol, ficava imaginando, mas o que é eucalol? Porque Estampas Eucalol ??? Hoje ouvindo esse som, comecei a pesquisar e achei seu blog, nunca imaginaria que as tais das estampas eucalol eram figurinhas de sabonete antigo, demais !!! Poderia imaginar qualquer coisa, menos isso, engraçado !

    Evelyn Néias
    http://evelynneias-arte-musica.blogspot.com/

    Evelyn Neias
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009
    10:28
    permalink
  4. Mauro, lendo seu texto parecia ler algo que teria escrito em relação à musica … nunca procurei saber o que seria Estampas Eucalol, acreditava ser algo relacionado à mitologia e ponto final, hoje buscando cifra dessa melodia teu texto me chamou atençao e fiquei surpresíssima com a revelação de estampas eucalol, agora escuto com outros ouvidos. Amei !!!!!!!!!!!!

    Yara Rabay
    quarta-feira, 21 de abril de 2010
    0:08
    permalink
  5. Yara, se quiser eu tenho as cifras. :-) Eu toco essa música, com muito gosto.

    Mauro Pinheiro
    quarta-feira, 21 de abril de 2010
    12:07
    permalink
  6. Estampas de Eucalol, assim que ouvi esta musica lembrei-me das estampas pois meu pai comprava deste sabonete e eu adorava colecioná-las, nunca mais vi ou ouvi falar dela ate ouvir esta musica. É como ver um garoto brincando de heroi.

    Maria Ema M. Rabelo
    segunda-feira, 23 de maio de 2011
    21:47
    permalink
  7. Adeus ignorância. Puxa vida! Obrigada. Maravilhoso texto, queria saber escrever tão bem assim.

    Jaderly
    quinta-feira, 14 de junho de 2012
    10:42
    permalink
  8. Gostaria de saber se as figurinhas do sabonete eucalol tem algum valor comercial?
    Tenho algumas figurinhas muito bem conservadas.
    Se alguem puder responder esse email e o valor que cada figurinha vale, ficarei muito grato.

    Rogerio Antonio Duarte
    sábado, 27 de abril de 2013
    11:32
    permalink
  9. Oi Rogerio,

    Muita gente coloca comentários aqui querendo vender as figuras. Eu não tenho interesse em comprá-las, e o site não tem esse papel também. Em função disso, seu comentário será o último aprovado sobre esse assunto.

    Não tenho como responder sobre o valor que representam, porque, como te disse, não me interesso pelo comércio desse item da memória gráfica brasileira.

    Mas boa sorte com suas vendas. :)

    Mauro Pinheiro
    quinta-feira, 18 de julho de 2013
    13:20
    permalink

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: