quarta-feira, 6 de julho de 2005

Yahoo Pattern Library

Aos designers e arquitetos de informação, profissionais de HCI em geral, recomendo a leitura do artigo Implementing a Pattern Library in the Real World: A Yahoo! Case Study.

Um estudo de caso muito interessante e detalhado sobre uma situação incomum para nossos ouvidos brasileiros…o Y! possui diversas unidades de produção, cada qual (veja só!) com seu próprio time de HCI. Com essa produção descentralizada, era de se esperar que houvessem soluções de interface distintas para problemas comuns em diferentes grupos.

Para resolver essa inconsistência, alguns profissionais de usabilidade Y! resolveram criar uma ‘biblioteca’ de soluções de interface…padrões de interface que pudessem ser seguidos pelas próprias equipes de desenvolvimento.

Quem trabalha com empresas grandes sabe como é difícil manter a consistência dos produtos ao longo do tempo. Imaginem uma empresa com a quantidade de produtos e com o tempo de estrada do Yahoo! Por isso vale a pena ler o artigo, que explica com riqueza de detalhes todo o processo realizado.

Uma aula não só de design de interface, mas principalmente de processo de trabalho, envolvendo técnicas de ‘design centrado no usuário’. Os “clientes” participaram desde o início do processo…uma mostra de como a pesquisa aplicada é fundamental para qualidade do produto.

Leia! :-)

sem comentários
Categorias:
permalink

Sem comentários até agora...não quer ser o primeiro? ;-)

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: