quarta-feira, 29 de junho de 2005

Apresentação da Escola Portátil de Música

Escola Portátil de Música

Pra quem não sabe, estudo bandolim na Escola Portátil de Música há algum tempo.

Nesse final de semana a EPM encerrará as atividades desse semestre, com uma programação musical variada ao longo da manhã e da tarde de sábado. A programação vai das 9h às 16h.

As apresentações serão neste sábado, 2 de julho, na UNI-Rio, no Campus da Praia Vermelha, onde fica a escola de música. Tem estacionamento próprio, logo depois da pracinha que é a entrada de pedestres…a entrada do estacionamento e’ colada no ponto de ônibus.

Há controvérsias sobre o endereço…encontrei informações distintas: Av. Pasteur, 436 e Av. Pasteur, 458 – Urca. Mas não tem muito erro…basta perguntar pela UNI-Rio na Urca. Fica depois do campus da UFRJ e depois da CPRM.

Segue a programação (sujeita a alterações) desse final de semana.

9h
alunos de composição
alunos de bandolim
alunos de flauta
alunos de clarinete
alunos de sax
grupo de pandeiro
duo de percussão

Regional Os companheiros
Regional Los Cariocas
Regional do Ricardo 7 cordas
Regional da Joana da Flauta
Regional do Mateus do Bandolim
Regional da Maria Souto

12h
Bandão da Escola Portátil de Música

14h30m
Camerata Escola Portatil de Música
Professores
Furiosa Escola Portátil de Música

Bom, deixa eu tentar explicar mais ou menos algumas coisas.

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
Durante a primeira parte da manhã, as turmas de cada instrumento devem apresentar 2 ou 3 números. Não sei se vão ser apresentações simultâneas em salas separadas, mas acredito que não…deve ser essa a seqüência de apresentações, conforme descrito acima.

REGIONAIS
Os Regionais são os clássicos grupos de choro, com formação variada, entre 5 a 10 componentes. Os instrumentos básicos são violão (6 e/ou 7 cordas), cavaco, algum instrumento de solo, que pode ser sopros (flauta e/ou clarinete e/ou trombone entre outros) ou bandolim, e ainda a parte de percussão (geralmente pandeiro).

Cada regional deve apresentar 2 ou 3 músicas, se não me engano. É a parte mais intimista da programação, e deve ter muita coisa legal pra assistir.

BANDÃO
Ao meio-dia, tem a apresentação do Bandão, que basicamente são 80% dos alunos da escola reunidos. Aí tem de tudo…violões, cavacos, bandolins, pandeiros, caixa, contrabaixo, flautas, clarinetes, trompete, trombone, saxofone, acordeon, sanfona e mais o que pintar. No repertório, músicas de Pixinguinha, Maurício Carrilho, Antonio Callado, entre outros.

A última parte da programação é o ponto alto.

CAMERATA EPM
Grupo de cordas (violão, bandolim, cavaco, contrabaixo). Não assisti nenhum ensaio, mas pelo que me contaram, deve ser bem legal.

PROFESSORES EPM
As feras que nos ensinam vão dar uma canja. Só isso já vale a tarde! Maurício Carrilho, Luciana Rabello, Pedro Amorim entre outros vão dar uma palhinha do seu talento para o público. Não é pouca coisa não…

FURIOSA EPM
Essa é a “nata”, os melhores alunos da Escola juntos em uma banda “furiosa”. Recentemente se apresentaram na Sala Baden Powel, tocando choros de Guerra Peixe. Não sei se vão repetir o mesmo repertório, mas com certeza vem coisa boa por aí.

Embora meu desempenho mediano não permita que eu apresente um número solo, faço parte do “bandão” da escola e também da turma de alunos de bandolim. No meio do grupo, camuflado por tantos instrumentos, garanto que se eu errar alguma coisa ninguém vai reparar! ;-)

A entrada é franca, e a música farta. Aproveitem o sábado com uma programação diferente, em um local muito agradável e com o melhor da música brasileira.

Levem os filhos, os pais, os netos, os vizinhos. :-)

Mais sobre a Escola Portátil de Música aqui:
http://www.escolaportatil.com

sem comentários
Categorias:
permalink

Sem comentários até agora...não quer ser o primeiro? ;-)

Fique à vontade, faça o seu comentário!




Seu comentário: